Rádios online / Emissoras ao vivo m2n5v

Dials / Guia de Rádios 3c6s2t

Procurar notícias de rádio 342e3p

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio? 4j53q

Enquete

Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2025 @ 11:26 514g5f

O Rádio Hoje | Estudo destaca rádio como fonte confiável na luta contra fake news 6z1k4v

São Paulo – Levantamento analisou a percepção de mais de 7.300 pessoas em 11 países

Publicidade

O rádio e outros meios de comunicação tradicionais seguem sendo referências na busca por informações confiáveis e no combate à desinformação. De acordo com o Global MARCO New Consumer Report 2024, 89% dos brasileiros entrevistados consideram o jornalismo essencial na luta contra fake news, um índice acima da média global de 84%.

O levantamento, conduzido pela agência de comunicação MARCO em parceria com a Cint, analisou a percepção de mais de 7.300 pessoas em 11 países. Entre os meios de comunicação mais confiáveis, destacam-se TV, rádio e jornais impressos, enquanto redes sociais e aplicativos de mensagens registraram baixos índices de credibilidade entre os entrevistados brasileiros, variando entre apenas 6% e 8%.

Rádio mantém relevância na era digital

O estudo reforça a credibilidade do rádio como uma das principais fontes de informação, mantendo-se um veículo essencial mesmo em um cenário de consumo digital crescente. Sua presença multiplataforma, com forte penetração no dial e no streaming, amplia o alcance das notícias verificadas e de qualidade.

Para Juan Manuel Dortez, Diretor Multimercado da MARCO, os veículos tradicionais continuam sendo pilares da informação confiável. “Apesar do crescimento explosivo das redes sociais, o jornalismo tradicional – incluindo rádio, TV e jornais – permanece essencial para garantir um fluxo de notícias verificadas. A imprensa segue sendo um dos principais recursos na luta contra a desinformação”, afirma.


Pesquisa perguntou "Quão confiáveis são as notícias vindas dos seguintes canais?" - Foto: Reprodução

Jornalistas são mais confiáveis do que influenciadores

A pesquisa também apontou que 72% dos brasileiros confiam mais em jornalistas do que em influenciadores digitais para obter informações, um percentual que se repete em outros países como Portugal (83%) e Espanha (73%). Apesar disso, os influenciadores seguem exercendo impacto no consumo: 58% dos brasileiros afirmaram já ter adquirido produtos por recomendação de criadores de conteúdo.

Metodologia da pesquisa

O Global MARCO New Consumer Report 2024 analisou a percepção de consumidores em 11 países, incluindo Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. O levantamento abordou questões como credibilidade das fontes de informação, impacto da inteligência artificial e comportamento de consumo global.

Relacionadas:
Incêndios florestais ameaçam infraestrutura de transmissão em Los Angeles, mas esforços de contenção evitam danos
Inside Áudio 2024: Rádio combina a força do tradicional com a conveniência do digital; Credibilidade segue alta
Rádio é destaque como o meio mais confiável em meio à polarização política nos EUA
Rádio se consolida como fonte rápida de informação durante as enchentes na Grande Porto Alegre
O rádio em resposta a emergências: casos do Brasil e do mundo
Rádios da Grande Porto Alegre unem esforços no combate às fake news

Tags: São Paulo – Levantamento analisou a percepção de mais de 7.300 pessoas em 11 países

5s1i6a

5s1i6a

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.noticiascatarinenses.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.noticiascatarinenses.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.noticiascatarinenses.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.noticiascatarinenses.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.