Em todo o planeta, o rádio sempre contou com concorrência na “disputa” quando o assunto é música, isso desde os CDs, k7 e discos, até os atuais formatos como MP3 e os crescentes “serviços de streaming”. E, segundo um levantamento anual realizado nos Estados Unidos, o rádio segue na preferência dos usuários na hora de escutar música. Segundo a Nielsen, o rádio foi o meio preferido por 66% da população norte-americana na hora de ouvir músicas, sendo 47% através do rádio FM/AM e 19% via retransmissões on-line.
O levantamento da Nielsen, publicado no Brasil pela ZYD Digital, é relativo ao ano de 2016. Ele aponta também uma queda contínua da compra de CDs e também de s, formatos que estão perdendo terreno para os serviços de “streaming de música” (sem vídeo), que apontaram um crescimento de 39,2% no ano. A pesquisa considerou serviços de áudio e de vídeo (Spotify, Youtube, Apple, Google Play, Amazon, Rhapsody Song, Tidal, Soundcloud, Xbox Music, Slacker, Tidal Video, Medianet, Aol Radio e Disciple).
Paralela à “briga” entre CDs e s e serviços de streaming, o rádio continua na preferencia, inclusive a frente da opção que indica “ouvir músicas através de amigos e parentes”.
Ranking geral / fonte: Nielsen e ZYD Digital - clique na imagem acima para ampliar
Avanços dos formatos stream, áudio e vídeo / fonte: Nielsen e ZYD Digital
Tags:
Levantamento, rádio, preferência, Estados Unidos, streaming