Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018 @ 13:12 5v4t5m
São Paulo – Pauta contou com assuntos relacionados à radiodifusão, como o sistema Mosaico da Anatel, segundo canal adjacente FM, entre outros
O Comitê Técnico da AESP se reuniu nesta quinta-feira (18), em São Paulo, para oficializar o encerramento do ano de 2018 e já iniciar os planejamentos para 2019. O encontro contou com a presença de diversos membros, além da acolhida à radiodifusora Flaviana Coquemala da 98 FM 98.1 de Presidente Prudente.
A pauta da reunião foi extensa e tratou de assuntos desde o sistema Mosaico, conteúdo das rádios, segundo canal adjacente FM, infrações e palestras setoriais foram abordadas. Profissionais do setor como Chicão, da TV Cultura, Maurício Oliveira, da Rede Vida e Nilton Gomes da TV Bandeirantes ampliaram conhecimentos dos profissionais sobre como os profissionais podem agir no cadastramento via Sistema Mosaico, visando preservação das características técnicas das estações de TV, RTV e Rádio.
Além disso, os critérios do áudio sobre IP, consoles e matrizes mereceram comentários relevantes de Sérgio Borsoi (Alpha FM 101.7 de São Paulo) e Nilton Gomes (Niltinho ex-Sistema Globo de Rádio). “Alertas para a implantação do mundo IP, com a dependência dos experts em TI, nem sempre ível para a maioria das pequenas emissoras”, comentou o líder do Comitê Técnico, engenheiro Eduardo Cappia.
Membros do Comitê Técnico - Foto: Grupo Comitê Técnico da Aesp / Facebook
Outro ponto importante também foi debatido. A digitalização do Rádio voltou à pauta de discussão. “Sistemas DRM, HD, DAB podem ser demodulados pelo chip set integrado disponível para a indústria de receptores. Importante é que demodula de 76 a 108 MHz, incluindo a faixa estendida”, explicou Cappia.
A reativação dos polos regionais, AESP em parceria com a SET na busca de novos participantes e associados SET / AESP, também entrou na pauta de propostas. As reuniões presenciais abertas (públicas) com a colaboração da Anatel, na discussão da revisão de Normas Técnicas de TV e Rádio, com apoio do Grupo de Espectro SET (com foco na TV) e ABERT, com o apoio das regionais AESP e AERP focando o Rádio.