Rádios online / Emissoras ao vivo m2n5v

Dials / Guia de Rádios 3c6s2t

Procurar notícias de rádio 342e3p

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio? 4j53q

Enquete

Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2023 @ 07:01 282t3h

O Rádio Hoje | Conteúdo falado: Rádio lidera em consumo e colabora com o avanço dos podcasts nos EUA 6nj4f

São Paulo - Podcasts estão bem próximos de liderar em consumo de áudio falado nas residências norte-americanas, segundo a Edison Research

Publicidade

O mercado de rádio norte-americano fechou a semana ada repercutindo uma pesquisa da Edison Research e da NPR sobre o consumo de conteúdo falado em formato de áudio. Esse ecossistema conta com formatos que vão do jornalismo, am por esportes e também são de entretenimento/variedades. Segundo o levantamento, o Rádio detém a maior parcela de consumo, principalmente nos carros (em trânsito), mas vê um avanço significativo no consumo de podcasts, em especial nas residências norte-americanas. Porém, os próprios grupos de rádios dos EUA são determinantes para impulsionar esse crescimento do podcast. Acompanhe:

Segundo o levantamento, o áudio falado está em um momento especial em popularidade, impulsionado principalmente por dispositivos digitais. Segundo as últimas pesquisas da Edison Research e da NPR, o número de norte-americanos que ouvem conteúdo falado diariamente subiu para impressionantes 135 milhões, representando quase metade (48%) da população com 13 anos ou mais.

A imprensa especializada avançou nesses números e é taxativa em dizer que esta tendência crescente não é apenas um fenômeno ageiro. Nos últimos nove anos, a participação do áudio falado no tempo total de audição aumentou 55%. Em 2023, o tempo médio diário dedicado a este tipo de conteúdo em casa subiu para 41 minutos, comparado a 27 minutos em 2014. Essa mudança no comportamento do ouvinte reflete uma adaptação às novas formas de consumo de mídia, onde os dispositivos móveis agora desempenham um papel crucial, segundo as reportagens.

+ Nos EUA, Rádio AM/FM registra maior índice de audiência em veículos dos últimos oito anos

E o local de audição influencia a escolha do meio. Em casa, 41% do tempo de áudio falado é dedicado ao rádio AM/FM (incluindo o streaming de rádio), enquanto 40% vai para podcasts. No entanto, no carro, o rádio falado em AM/FM domina, com 62% do tempo de audição, enquanto a participação dos podcasts é muito menor, com 19%. No ambiente de trabalho, os podcasts têm a maior participação, com 45%. Detalhe: a medição não considera outros conteúdos que não sejam 'falados'; ou seja, quando adicionada a música, a liderança do rádio avança.

Recomendadas:
+ Rádio AM/FM lidera no consumo de áudio entre todas as plataformas, diz Share of Ear
> "Os números de consumo de rádio são ótimos, mas existe uma realidade paralela", por Daniel Starck
> A resiliência do rádio: superando a TV em alcance nos EUA entre o público de 18 a 49 anos

Cabe como nota o fato de que o rádio é um forte indutor desse ecossistema de podcasts. Recentemente a iHeartMedia alcançou liderança geral em consumo de podcasts, segundo ranking da Podtrac, repercutido pelo tudoradio.noticiascatarinenses.com em setembro ado. Os principais grupos de rádios dos EUA se especializaram como plataformas de streaming e audio on-demand (podcasts), o que também acabou revertendo em fortes receitas digitais para esses nomes. Existe um uso massivo e quase exaustivo das estações de rádio AM/FM na promoção de podcasts. O mesmo vale para a própria NPR, rede pública que é considerada uma referência na produção e distribuição de áudio on-demand.

Novamente sobre os dados de consumo de conteúdo falado, a imprensa local afirma que eles destacam a diversidade e a adaptabilidade do consumo de áudio falado. Enquanto os podcasts continuam a ganhar terreno, especialmente em ambientes domésticos e de trabalho, o rádio AM/FM também segue como uma força dominante no carro, mantendo sua relevância em um cenário de mídia em constante evolução, além de manter relevância nas residências, seja pelo sinal terrestre e o crescimento do streaming das estações.


Divisão no consumo de áudio falado nas residências, carro, trabalho e outros locais / Edison Research - NPR

Relacionadas:
Gigante do rádio alcança liderança geral em consumo de podcasts, segundo ranking da Podtrac

Setor de rádio encontra benefícios na queda de novos podcasts e crescimento do consumo
Campanhas feitas no rádio FM/AM têm impulsionado o consumo de podcasts nos Estados Unidos. Meio segue fortalecendo o digital
Rádio FM/AM investe pesado na promoção de podcasts. Digital cresce com campanhas em mídias tradicionais

Qual a razão de olhar para lá fora?

tudoradio.noticiascatarinenses.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

Recomendamos:
Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia 

Com informações do portal Inside Radio, Radio INK, Edison Research e NPR

 

Tags: ,rádio, podcasts, ranking, áudio digital, consumo, Estados Unidos

5s1i6a

5s1i6a

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.noticiascatarinenses.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve agens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.noticiascatarinenses.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.noticiascatarinenses.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.noticiascatarinenses.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.