Rádios online / Emissoras ao vivo m2n5v

Dials / Guia de Rádios 3c6s2t

Procurar notícias de rádio 342e3p

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio? 4j53q

Enquete

Terça-Feira, 22 de Outubro de 2024 @ 09:04 4r2d3a

Tendências | Desligamento de redes 2G e 3G pode acelerar avanço do 5G na América Latina, diz 5G Americas 6w4012

São Paulo - Desligamento de redes 2G e 3G pode impulsionar desenvolvimento do 5G na América Latina, aponta 5G Americas

Publicidade

De acordo com a organização 5G Americas, o desligamento das redes móveis 2G e 3G na América Latina representa uma oportunidade para as operadoras desenvolverem os serviços 5G na região. Essa análise está presente no novo relatório "Melhores práticas para o desligamento de redes legadas para a América Latina", publicado pela 5G Americas, que explora as opções da indústria e traz exemplos de planos internacionais. A tecnologia interessa ao rádio, já que ela tem impulsionado o consumo do streaming das emissoras e outras iniciativas digitais do setor.

Segundo José Otero, vice-presidente para América Latina e Caribe da 5G Americas, "manter simultaneamente as redes 2G, 3G, 4G e desenvolver a 5G torna-se ineficiente para as operadoras móveis da América Latina". Otero acrescenta que o desligamento das redes 2G e 3G pode beneficiar as operadoras que estão investindo no 5G, embora isso traga desafios operacionais.

O relatório analisa as redes legadas da região e oferece propostas para o processo de desligamento, destacando a importância de um planejamento estratégico para reduzir custos na istração das redes. Além disso, enfatiza a necessidade de comunicação com os clientes e sugere estratégias para incentivar a migração para novas tecnologias. A relação com os órgãos reguladores, o planejamento do desligamento e as estratégias para evitar penalidades também são abordados no estudo.

Entre os exemplos citados, estão os casos de desligamento de redes legadas da AT&T, nos Estados Unidos, e da Telus, no Canadá, que mostram as estratégias adotadas por essas operadoras no processo de transição tecnológica.

O relatório "Melhores práticas para o desligamento de redes legadas para a América Latina" está disponível para no site da 5G Americas.

+ IDC prevê crescimento acelerado de smartphones com IA generativa até 2028

O 5G no Brasil: dois anos de atividade

A rede 5G completou dois anos no Brasil, superando as expectativas de expansão, com presença em 589 cidades e mais de 27,9 milhões de os. Segundo a Anatel, a tecnologia impacta diretamente o consumo de rádio online, especialmente via streaming, devido à maior oferta de conectividade. O Distrito Federal lidera o número de os 5G, com quase 25% do total de conexões móveis. O 5G também favorece o crescimento digital das emissoras de rádio, oferecendo novas oportunidades e aprimorando a experiência do usuário no ambiente digital.

+ Rede 5G completa dois anos no Brasil; tecnologia impacta no consumo de rádio online

Leia também:
> Streaming de rádio avança em consumo e torna-se estratégico para emissoras brasileiras
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Mais 189 municípios brasileiros poderão receber sinal 5G a partir de segunda-feira (30)


Escuta de rádio via streaming em carros; 5G impulsiona esse tipo de consumo. Apple CarPlay com o app do tudoradio.noticiascatarinenses.com

Tags: 5G, redes legadas, América Latina, desligamento de redes 2G e 3G, operadoras móveis, 5G Americas

5s1i6a

5s1i6a

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.noticiascatarinenses.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve agens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.noticiascatarinenses.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.noticiascatarinenses.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.noticiascatarinenses.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.