Quinta-Feira, 06 de Fevereiro de 2025 @ 11:28 1o2x39
São Paulo - Versão original do projeto foi apresentada em 2023 e enfrentou obstáculos em sua tramitação
O projeto de lei "AM Radio for Every Vehicle Act", que busca tornar obrigatória a inclusão de rádios AM em todos os veículos nos Estados Unidos, voltou a ser elegível para votação no Senado. A proposta ganhou força apenas uma semana após sua reintrodução no Congresso, contando com o apoio de mais de 40 senadores. Liderado pelos senadores Ed Markey (D-MA) e Ted Cruz (R-TX), o projeto já foi aprovado pelo Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, um avanço que se deve, em parte, à nova posição de Cruz como presidente do comitê.
Entre os copatrocinadores da medida estão os senadores Tammy Baldwin, John Barrasso, Marsha Blackburn, Richard Blumenthal e Bernie Sanders. A versão original do projeto foi apresentada em 2023 e enfrentou obstáculos em sua tramitação. Inicialmente, foi barrado pelo senador Rand Paul (R-KY) e, posteriormente, não foi incluído na pauta de votação pela liderança democrata. Agora, com o novo líder da maioria no Senado, John Thune (R-SD), os radiodifusores esperam que a legislação avance com mais rapidez.
O CEO da NAB, Curtis LeGeyt, destacou o apoio bipartidário que o projeto recebeu e enfatizou a importância da rádio AM para a sociedade americana. “A NAB aplaude o Comitê de Comércio do Senado por avançar rapidamente com o projeto, que já conta com quase metade do Senado como copatrocinadores. Isso demonstra o amplo reconhecimento do papel essencial da rádio AM em manter os americanos informados e seguros. Instamos o Senado a aprovar rapidamente essa legislação para garantir que a rádio AM continue ível a todos os cidadãos”, afirmou LeGeyt.
O senador Ted Cruz também reforçou a relevância da medida, ressaltando o papel da rádio AM na liberdade de expressão e no fortalecimento da democracia. “A rádio AM tem sido, há décadas, um espaço para a diversidade de opiniões, permitindo a liberdade de expressão e fortalecendo nosso processo democrático. Tenho a honra de, mais uma vez, trabalhar ao lado do senador Markey nesta legislação bipartidária em nome das nossas comunidades, que dependem da rádio AM para ar notícias, músicas, debates e alertas de emergência”, declarou Cruz.
Agora, com o avanço do projeto no Senado, cresce a expectativa para sua votação no plenário, o que pode garantir a permanência do rádio AM em todos os veículos nos Estados Unidos.
Com informações do Radio Ink