Rádios online / Emissoras ao vivo m2n5v

Dials / Guia de Rádios 3c6s2t

Procurar notícias de rádio 342e3p

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

5s1i6a

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio? 4j53q

Enquete

Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025 @ 06:50 132ys

LIVE NAB Show 2025 | Rádio brasileiro no streaming e digital: Cristiano Flores, da ABERT, aponta desafios e avanços 3w2z4z

Las Vegas (EUA) - Flores falou sobre a importância da presença do rádio em celulares e veículos, e defendeu ações para fortalecer o jornalismo, combater a desinformação e reduzir assimetrias regulatórias no setor

Publicidade


Live NAB Show 2025 - Rádio brasileiro no streaming e digital - entrevista com Cristiano Flores - veja acima

Durante cobertura especial do NAB Show 2025 em Las Vegas, nesta terça-feira (8), o tudoradio.noticiascatarinenses.com realizou uma conversa exclusiva realizada por Daniel Starck e Cristiano Stuani com Cristiano Flores, diretor executivo da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que compartilhou importantes reflexões sobre os rumos do rádio brasileiro diante da evolução digital e os desafios globais enfrentados pelo setor. A entrevista completa está disponível no YouTube do tudoradio.noticiascatarinenses.com e também no vídeo acima. E o tudoradio.noticiascatarinenses.com cobre o NAB Show 2025 direto dos EUA, com os apoios da AMIRTBRLogic e da ASSERPE.

Streaming é realidade, mas ainda subutilizado no Brasil

Cristiano destacou que, embora o streaming seja uma realidade consolidada nos Estados Unidos, com conteúdo exclusivo e modelos de monetização bem definidos, o Brasil ainda está em estágios iniciais. No país, a maioria das emissoras utiliza o streaming apenas como espelho do sinal de broadcasting, sem explorar o potencial de segmentação de audiência, anúncios personalizados e programações dedicadas ao digital.

"Estamos quebrando uma primeira barreira de resistência ao digital. Mas precisamos mostrar ao mercado publicitário que o streaming é um espaço valioso, com audiência fiel", afirmou. Ele defendeu também que é papel de instituições como a ABERT fomentar conhecimento e soluções nesse sentido.

Diferença entre rádio digital e streaming ainda é mal compreendida / Presença garantida: rádio nos celulares e veículos

Cristiano também ressaltou os avanços obtidos pela radiodifusão brasileira para assegurar a presença do rádio em diferentes plataformas. Ele destacou as conquistas envolvendo o chip FM nos celulares e a legislação que obriga a presença do rádio nos carros fabricados no país, inclusive com a faixa estendida do FM.

"No Brasil, trabalhamos com a indústria de telefonia e automobilística para garantir que o rádio estivesse presente em todos os dispositivos possíveis. Isso é um diferencial importante que nos coloca à frente em alguns aspectos quando comparados a outros países", explicou.

Flores apontou ainda uma lacuna crítica: muitos profissionais do setor confundem rádio digital terrestre com streaming. O rádio digital trata-se da transmissão por espectro, enquanto o streaming é via internet. A falta de compreensão limita o uso estratégico das duas frentes, sendo essencial investir em capacitação e disseminação de informações.

Flexibilização da Voz do Brasil e impactos na audiência

A discussão também ou pela Voz do Brasil. Segundo Cristiano, a flexibilização do horário do programa foi positiva, mas não eliminou o problema da fuga de audiência. Estudos indicam que os ouvintes abandonam a programação minutos antes da exibição do programa e não retornam, comprometendo toda a grade noturna.

Uma das soluções propostas é o uso do streaming para oferecer uma programação alternativa durante a Voz do Brasil. No entanto, essa possibilidade ainda é pouco utilizada no Brasil. "Vale a pena investir nisso, mas são poucas as rádios que realmente aproveitam esse recurso", pontuou.

Métricas e publicidade precisam refletir a realidade do setor

Cristiano também citou as atuais formas de medição de audiência e faturamento, que não contemplam o interior do país. Segundo ele, cerca de 95% das receitas das rádios do interior vêm da venda direta ao anunciante, e isso não é refletido em pesquisas baseadas em dados de agências.

"Esse tipo de métrica subnotifica o papel do rádio, prejudicando seu reconhecimento como meio eficaz", avaliou. Ele defendeu a valorização dos dados regionais e uma visão nacional mais precisa sobre o consumo de rádio.

ABERT mira quebra de assimetrias regulatórias e fortalecimento do jornalismo

Outro ponto levantado por Cristiano foi a necessidade de combater as assimetrias regulatórias entre o rádio e outras plataformas digitais. Segundo ele, essa é uma das principais bandeiras da ABERT atualmente. "Conversamos com o setor norte-americano e vimos que enfrentam o mesmo problema, com uma diferença: as big techs são empresas nacionais para eles, o que cria uma resistência diferente. No Brasil, não temos esse freio nacionalista, por isso podemos estar mais avançados em algumas pautas".

Ele destacou ainda o foco da associação no combate à desinformação e na valorização do jornalismo profissional como pilares para a defesa da democracia, papel histórico da radiodifusão brasileira.

A força emocional do rádio

Encerrando a conversa, Flores compartilhou a história do navegador Amir Klink, que encontrou consolo ao ouvir uma rádio brasileira no meio do mar. "Isso mostra a força do rádio como companhia, como amigo. Essa é a fortaleza do nosso meio".

A entrevista reforça que, apesar dos desafios, o rádio continua sendo um meio resiliente e essencial, com enorme potencial de crescimento na era digital. Cabe agora às lideranças do setor e às próprias emissoras aproveitarem as oportunidades que já estão ao alcance.


Daniel Starck, Cristiano Flores e Cristiano Stuani durante a live de entrevista, direto do NAB Show 2025 / crédito: ABERT

Especial NAB Show 2025

cobertura especial do tudoradio.noticiascatarinenses.com no NAB Show 2025, que será realizado de 5 a 9 de abril no Las Vegas Convention Center, conta com a parceria da AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão)da BRLogic, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais para emissoras de rádio, e também da ASSERPE (Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco).

Clique Aqui para conferir todas as notícias relacionadas ao NAB Show 2025. A cobertura especial já acontece mesmo do evento, acompanhando as expectativas e preparativos, e seguirá após a feira, trazendo a repercussão dos principais temas debatidos no congresso.

Tags: NAB Show 2025, Cristiano Flores, Abert, rádio digital, streaming, radiodifusão, Voz do Brasil

5s1i6a

5s1i6a

Teste
Equipe de jornalismo tudoradio.noticiascatarinenses.com

Este conteúdo foi produzido pela equipe de jornalismo do tudoradio.noticiascatarinenses.com, especializada na cobertura do setor de rádio e radiodifusão. A supervisão editorial é de:

  • Carlos Massaro – Editor responsável, jornalista com mais de 20 anos de experiência em comunicação e radiodifusão. LinkedIn
  • Daniel Starck – Diretor de jornalismo e fundador do portal, com atuação no setor desde 2004. LinkedIn

A redação atua com independência, precisão e foco na atualização constante do meio.



...









tudoradio.noticiascatarinenses.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.noticiascatarinenses.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.noticiascatarinenses.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.