Terça-Feira, 27 de Maio de 2025 @ 16:38 k2a1y
Brasília - Consulta avalia mudanças técnicas em rádios de diferentes estados, com pedidos de aumento de potência, mudança de classe e transferência de torres
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tornou pública nesta semana mais uma Consulta Pública com o objetivo de verificar a viabilidade técnica de alterações e inclusões de canais nos Planos Básicos de Radiodifusão. O processo inclui canais já outorgados ou que ainda serão objeto de novas concessões pelo Ministério das Comunicações.
Entre as propostas apresentadas, constam migrações de faixa, mudanças de classe e pedidos de aumento de potência. A consulta permite que prestadores afetados se manifestem sobre possíveis interferências geradas pelas modificações.
Na Bahia, diversas solicitações foram registradas. Em Castro Alves, a nova Nova FM solicitou a mudança de classe de A3 para A1, além da transferência da torre para Santa Terezinha (distrito de Santo Antônio de Jesus), com operação na frequência 95.7 FM. Já em Itapetinga, a Cidade FM pediu a migração de classe de C para E3, com deslocamento de torre para Itambé, o que permitirá ampliar o sinal para Vitória da Conquista e municípios vizinhos. Em Ipiaú, a Sudoeste FM pleiteia a ida de A3 para E3 com transmissão a partir do Morro do Totonho, em Jequié.
No Rio de Janeiro (capital), a tradicional Rádio Relógio, que opera em 84.5 FM, encaminhou proposta com instalação de torre no Sumaré, após tentativa frustrada de migração para 105.5 FM. Já em Rio Bonito, a futura Maravilha FM, atualmente em processo de migração da antiga Rádio Jornal para 90.7 FM, solicitou agem de classe A4 para E1, visando cobertura plena da Grande Rio.
No Sul do país, a Rádio Difusão FM 94.9 de Erechim (RS) pleiteia mudança de A3 para E3. Em Concórdia (SC), a 96 FM apresentou pedido de alteração de A1 para E3. Na capital catarinense, a Jovem Pan Floripa quer elevar sua classe de E2 para E1, com aumento da potência de ERP para 200 kW.
No Maranhão, a Baixada FM 94.9 de São Bento, na Grande São Luís, apresentou pedido de migração de C para A1, com transferência de torre, o que pode possibilitar sinal na capital maranhense. No Centro-Oeste, a Morena FM 107.1 de Campo Grande (MS) solicitou mudança de classe de A4 para A2, com o correspondente aumento de potência.
No Nordeste, a CBN Cariri, com sede no Crato (CE), solicitou alteração de classe de C para A3, com instalação de torre no Horto, em Juazeiro do Norte, o que poderá dobrar o alcance da estação. No Piauí, a Rádio João de Paiva (Verdes Campos Sat) 103.5 de Altos pediu migração de A4 para E3, com foco em cobrir a capital Teresina.
A Anatel aguarda manifestações técnicas e possíveis contestações relacionadas a interferências antes de homologar as alterações propostas.
Com informações da Anatel e colaboração de Pedro Santana