Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025 @ 16:25 283f4j
São Paulo - Levantamento da Audacy mostra que rádio mantém liderança como fonte de informação em tempo real, superando apps e redes sociais entre motoristas dos EUA
O rádio segue desempenhando papel essencial como fonte confiável de informação em tempo real para os motoristas dos Estados Unidos. É o que revela o mais recente levantamento da "Connected Car Study", conduzido pela Audacy, que destaca a relevância da mídia radiofônica mesmo diante da crescente digitalização dos painéis veiculares.
Segundo o estudo, 91% dos motoristas entrevistados afirmaram confiar no rádio local para receber alertas de última hora sobre condições climáticas, superando aplicativos móveis (90%) e redes sociais (83%). O meio também lidera na preferência por informações de trânsito (90%) e notícias locais (89%).
+ Com alta nos custos e concorrência global, rádio reforça posição estratégica no marketing automotivo
A pesquisa, que abrange dados colhidos até 2024, mostra ainda que dois terços dos condutores continuam ouvindo emissoras AM/FM durante seus deslocamentos. Além disso, 44% utilizam aplicativos de áudio para transmitir rádio ao vivo no carro — comportamento que reforça a importância da portabilidade do conteúdo. Entre os motoristas com maior afinidade tecnológica, 73% consideram essencial manter o o ao rádio tanto em casa quanto no veículo.
+ Rádio AM/FM mantém liderança em veículos com Apple CarPlay e Android Auto, revela pesquisa
O cenário motivou avanços legislativos nos Estados Unidos. O "AM Radio for Every Vehicle Act" (Lei do Rádio AM em Todos os Veículos) segue ganhando apoio no Congresso americano. Em maio, mais de vinte deputados aderiram como coautores da proposta, que já conta com maioria no Senado.
Para Reggie Shah, diretor sênior de Pesquisa e Insights da Audacy, os dados reforçam a resiliência do meio. “À medida que os veículos se tornam mais tecnológicos, o áudio será cada vez mais personalizado, preditivo e ível. No entanto, o valor do rádio local como fonte confiável de informação e entretenimento continua inabalável. Ele segue sendo o melhor amigo no banco do ageiro”, declarou.
Leituras recomendadas:
> Áudio digital cresce em consumo em todos os ambientes possíveis; Rádio AM/FM segue líder nos carros
> RDS vira novidade tecnológica devido à evolução dos receptores; rádios precisam ficar atentas às mudanças
> Audiência do rádio AM/FM sobe 3% com nova metodologia da Nielsen e cresce entre ouvintes mais jovens
> Rádio se consolida como canal preferido dos consumidores de alto padrão e grandes compradores
> Artigo "Futuro próximo do rádio une ferramentas e ações que priorizam a experiência do ouvinte", por Daniel Starck
> Manutenção e evolução do rádio no dos carros é vital para a indústria
> Apple concede mais controle do CarPlay às montadoras; Sistema é favorito entre usuários
> Android Auto pode integrar Rádio FM/AM em sua interface, reforçando a presença do meio nos carros
> App tudoradio.noticiascatarinenses.com chega ao Apple CarPlay e muda o modo de ouvir rádio via streaming nos carros
> Uso de metadados e RDS pelas estações é vital para o rádio na busca por audiência e engajamento publicitário
E por qual razão olhar para lá fora?
O tudoradio.noticiascatarinenses.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia
Com informações do portal RadioINK